Meepletrix - Sherlock S.A.

Meepletrix

02 de Fevereiro de 2018

Não faz muito tempo que entrei para o mercado nacional de jogos de tabuleiro, mas tenho certeza que foi tempo o suficiente para perceber que é como uma relação de amor e ódio. Ah, desculpe-me por não me apresentar... talvez, isso nem importe!

Assim como tantos outros brasileiros geeks, desde criança eu tinha o sonho de trabalhar com games, porém, infelizmente não tive a oportunidade de ingressar nesse mercado. E quando menos esperava, os jogos de tabuleiro me arrastaram de volta para este sonho! Dessa vez eu não hesitei e mergulhei de cabeça.

Muita gente que entra para o hobby dos jogos de tabuleiro imagina uma possibilidade de ingressar para este mercado, talvez pela falsa ilusão da facilidade de criar um jogo ou abrir um CNPJ, não é mesmo? 

Desculpe amigão, mas você corre sérios riscos de se frustrar! Se você considera os jogos de tabuleiro divertidos e maravilhosos de se jogar, aconselho a não ultrapassar dessa linha! Não, não quero desencorajar ninguém a desistir dos seus sonhos, só quero mostrar a realidade do mercado pela pouca experiência que tive. Se você não tem interesse no assunto, por favor, leia apenas o trecho da pílula azul. 

Mas, se realmente estiver focado e determinado a enfrentar as adversidades, seja bem-vindo, precisaremos de sua coragem para continuarmos fomentando esse mercado... neste caso, por favor, leia o trecho da pílula vermelha.


Pílula Azul

Ora ora meu amigo. Então você é desses, que adora reunir os amigos e familiares em torno da mesa, preenchê-la com petiscos e jogos, e passar o dia todo se divertindo, não é mesmo?

Atualmente essa interação social está sendo mais do que necessária para nos desligarmos um pouco da era digital, na qual estamos cada vez mais rendidos. O mundo digital permite que a gente se conecte com milhares de pessoas ao redor do mundo, mas se olhar a sua volta vai notar que na maioria das vezes está sozinho! Aposto que quando ingressou no hobby dos jogos de tabuleiro, você teve uma certa dificuldade em formar um grupo de jogo, não é mesmo? Se não teve, é bom saber que mesmo nesse mundo de feras digitais, você ainda manteve seu grupo social.

É realmente disso que o mercado nacional de jogos de tabuleiro precisa, gente como você que se empenham em buscar novos grupos e pessoas para o hobby, com o objetivo de trazer à tona a interação social. Vida longa aos jogos de tabuleiro!


Pílula Vermelha

Bem-vindo a Meepletrix. O que você vai ler agora, pode ser perturbador, mas é necessário que você saiba sobre essa realidade!

Primeira coisa que você deve saber, é que esse mercado é ingrato; hoje você vai amar o que está fazendo, mas amanhã você pode estar odiando... e isso oscila a todo momento.


Criando um jogo?

Criar um jogo não é tão simples e tão pouco fácil, como a maioria das pessoas pensam! Não vou entrar nos detalhes dos processos de criação de um jogo, até porque já temos vários conteúdos publicados a respeito disso, mas vamos dar uma pincelada. A princípio, ninguém vai jogar tudo pro alto para simplesmente se dedicar e viver dos jogos, isso requer uma adaptação. No início você vai conciliar as coisas, e vai se dedicar um pouco para desenvolver seu jogo. Com o tempo, você se empolga e começa a se dedicar por completo. São horas e horas de desenvolvimento e criação, escrevendo textos, riscando papéis, criando planilhas, etc.

Algum tempo depois, seu primeiro projeto de jogo fica pronto e você vai para a segunda fase, que são os testes. Você começa testando sozinho, muda muitas coisas, volta a testar, chama os amigos para avaliar, muda a mecânica de jogo, altera regra, testa, chama os amigos de novo, altera de novo, muda a temática, leva para evento, testa, testa, testa... Nesse processo todo, nem queira calcular o quanto investiu em dinheiro e tempo, nem valeria a pena, afinal você está fazendo o que gosta!

Depois de tanto trabalho, pode-se dizer que seu jogo está pronto, então vamos lançar! Agora entra outra fase, que é escolher uma editora ou tentar lançar de forma independente. Ambas as situações, vão exigir planejamento, pré-campanha de lançamento, campanha de marketing, vendas, pós-venda, busca de fornecedores, adaptação, produção, logística, resolver problemas, tempo, atendimento, e finalmente, ufa, está pronto... agora sim, você vai começar a ver seu jogo e a diversão nas mesas das pessoas... só que não! Você mal vai ter tempo para colher estes frutos, pois você vai estar lidando com tantos outros problemas e situações que ficaram para ser resolvidas.

E para fechar com chave de ouro, começam a chegar à você opiniões e comentários do tipo "eu não apoio jogo nacional porque é um mercado imaturo", ou "eu não compro jogo nacional porque a produção é um lixo", e ainda tem "eu não invisto em jogos nacionais porque não são bons"... É, essa é a parte que você precisará ser forte.

É óbvio que o mercado nacional de jogos de tabuleiro é novo e está engatinhando, e muita coisa precisa ser melhorada, mas os consumidores fazem parte disso. Como vamos prosperar e progredir neste mercado, se nem mesmo os consumidores, lê-se público alvo, acreditam ou incentivam esse mercado? Não sejamos injustos, pois sabemos que tem muita gente sim que apoia e acredita, e por isso, colaboram para que os jogos nacionais fiquem cada vez melhores.


Lojista?

E não paramos por aí. Já que não me dou bem com criação, que tal abrir um e-commerce ou uma lojinha na minha cidade? Saiba que para isso, você vai precisar de um bom investimento e claro, tempo! Atualmente, arriscaria dizer que temos um pouco menos de 50 editoras nacionais, lançando jogos a todo momento. Se você vai montar um estoque para sua empresa, você precisa diversificar, pois seu público alvo é exigente e gosta de variedades. Existem muitas editoras novas, mas a maioria já tem um catálogo de pelo menos 3 jogos lançados, então faça as contas! E não é somente de estoque que estamos falando, temos a infra-estrutura de atendimento, marketing, vendas, e tudo que permeia uma empresa de sucesso! O mais importante disso tudo é fidelizar seus clientes, e essa tarefa é bem difícil, mas não impossível!


Eventos?

E quem sabe então, investir em eventos? Não pense que seja também uma tarefa fácil. Se você quer promover um evento que te traga resultados positivos, Você precisará planejar muito bem, criar parcerias, divulgar, estruturar, vender, e se dedicar inteiramente para que todos os seus visitantes tenham uma ótima experiência, afinal você vai querer que eles voltem na próxima vez. Mas este segmento, talvez é o que mais apresente adversidades, e você vai precisar ter jogo de cintura para lidar com muitas delas.


E viva o mercado nacional!

Vale ressaltar, que não estou aqui desencorajando ninguém a vivenciar seus sonhos ou desejos, estou apenas mostrando um pedacinho da realidade. O mercado precisa de todos os entusiastas do hobby, dos empresários, dos designers, dos organizadores de eventos, dos jogadores, do consumidor, de você. Nosso hobby só vai progredir se todos acreditarem, investirem, colaborarem. 

Hoje é fácil ir na rede social reclamar da qualidade de produção, da temática do jogos, do atendimento, dos valores, mas antes de fazer isso, se pergunte o quanto você já colaborou para este mercado progredir, e não estou apenas falando de dinheiro investido. As pessoas podem não pereceber, mas as redes sociais formam opiniões, e você pode estar influenciando de forma negativa as pessoas. Aí você me pergunta se eu quero te influenciar com este artigo que você está lendo? Sim, mas quero te influenciar de forma positiva! 


Quero que você se ORGANIZE e PLANEJE bem o seu tempo e suas AÇÕES caso esteja pensando em INVESTIR em algum destes segmentos, ou se você estiver apenas tentando se divertir com os amigos e os jogos de tabuleiro, ACREDITE mais no mercado nacional e ajude-nos a construir um futuro mais DIVERTIDO!


Me chamo Renato Morroni, sou game designer, designer gráfico, jornalista, organizador de evento, empresário e estou aqui agora, oferecendo à você, um mercado melhor!

Bem vindo a Meepletrix!


Sherlock S.A.
contato@sherlocksa.com.br

Rua Palmas,580
Francisco Beltrão - PR
85605-060

Todos os direitos reservados a Sherlock S.A.